Comissão de DH da Câmara Federal se reúne com vítimas do chumbo
Comissão de DH da Câmara Federal se reúne com vítimas do chumbo Membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal visitaram o município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, na última segunda-feira (2/9), para cobrar a instalação de uma unidade de tratamento voltado para as vítimas de doenças provocadas pelo chumbo. A contaminação pelo metal foi provocada pelas atividades de uma empresa francesa, que operou por mais de 30 anos.
Publicado 03/09/2013 11:44 | Editado 04/03/2020 16:16
Além de comprometer a saúde dos trabalhadores, a empresa, que foi fechada em 1993, também comprometeu o solo e a água da localidade, ampliando o número de vítimas. Os moradores prejudicados pela contaminação formaram a Associação das Vítimas do Chumbo de Santo Amaro (Avicca), que foi quem recebeu os membros da Comissão.
Segundo a associação, a implantação do centro de referência foi buscada na Justiça, que deu parecer favorável, no início do ano. No entanto, a União e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), responsáveis pela construção da unidade não acataram, ainda, a decisão judicial. A reunião foi acompanhada por autoridades do estado e do município.
O deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP) anunciou que pretende realizar uma audiência pública para discutir o assunto e criar uma frente parlamentar das Vítimas do Chumbo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Da Redação