Morales se reúne com Dilma no Brasil ainda neste mês

Após decretar superada questão do senador Roger Pinto, presidente boliviano agenda encontro para tratar de "agenda comum" dos dois países. O presidente da Bolívia, Evo Morales, se reunirá em setembro com a presidente do Brasil, Dilma Roussef, para tratar de temas pendentes na agenda comum dos dois países.



Morales se reúne com Dilma no Brasil ainda este mês

Segundo declarações de Morales, o encontro foi agendado durante a Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que aconteceu sexta-feira (30/08), no Suriname. "Há temas pendentes entre os países. A presidente marcou para meados de setembro uma reunião bilateral para retomar outros temas de investimento, cooperação e créditos", afirmou o líder boliviano.

Após decretar superada a crise diplomática que envolveu a saída da Bolívia do senador Roger Pinto e culminou com o afastamento do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, Morales ressaltou que sempre houve uma relação de solidariedade entre os dois países, desde o governo Lula e agora com Dilma.

A relação com o Brasil é importante para a Bolívia, pois o Brasil, além de abrigar quase um milhão de bolivianos, é o principal cliente da produção de gás natural boliviano. A cooperação brasileira com o país andino é intensa principalmente em assuntos de defesa e na luta contra o narcotráfico.

Fonte: Opera Mundi