A Copa já um sucesso

Por Aldo Rebelo*

Torcida Brasil

O sucesso popular da Copa das Confederações, quando os torcedores lotaram os estádios e continuaram a cantar o Hino Nacional depois de a banda parar na metade, foi o grande atestado de que o brasileiro apoia a realização dos megaeventos esportivos programados para o País. Agora, a procura recorde de ingressos para os jogos da Copa de 2014 confirma que o mundo, e o Brasil em particular, confiam que o torneio da Fifa será muito bem-sucedido.

Nas primeiras 24 horas, nada menos que 2,3 milhões de ingressos foram solicitados no portal da Fifa na internet. Para os jogos da abertura (372 mil) e da final (344 mil), os pedidos superam em muito a capacidade da Arena Corinthians e do Maracanã – prevendo-se desde já a realização de sorteios para a definição final dos compradores. A Fifa não viu nada parecido nas 19 copas que já organizou desde 1930. Na última realizada na Europa, a da Alemanha em 2006, no mesmo período foram solicitados apenas 400 mil ingressos.

Esses dados desautorizam as vozes minoritárias, em geral de inspiração político-partidária, que insistem em boicotar a Copa de 2014 com o único objetivo de atingir o governo. O interesse nacional em auferir as vantagens econômicas e publicitárias de um evento de tamanha envergadura, acompanhado por todo o planeta, é desdenhado pelas cassandras.

A campanha que tenta minar a Copa do Brasil até conseguiu algum êxito na redução do apoio ao torneio. Se em 2008 a aprovação de pessoas consultadas pelo Datafolha era de 79%, depois das manifestações de junho deste ano caiu para 65%. Ou seja, apesar do jogo bruto dos que torcem contra, maioria de dois terços ainda concorda com a realização do torneio. Que outras iniciativas em curso no País recebem tal aprovação? À medida que o gigantesco legado da Copa for mais divulgado e percebido pela população, é previsível que este índice volte a crescer.

*Aldo Rebelo é ministro do Esporte.

Fonte: Diário de S. Paulo