Caso Donadon: Comunistas cearenses votaram pela cassação
Os deputados federais cearenses Chico Lopes e João Ananias, ambos do PCdoB, declararam ter votado a favor da cassação do mandato de Natan Donadon (sem partido-RO). A sessão aconteceu com votação secreta na última quarta-feira (29). O parlamentar não teve o mandato cassado devido ao número de votos insuficientes.
Publicado 30/08/2013 09:53 | Editado 04/03/2020 16:27
João Ananias repudiou o resultado da votação. “Quero dizer que essa mácula não pode ser espalhada para todos. O meu partido, o PCdoB, e muitos outros partidos votaram pela cassação. Então, nós não temos culpa no cartório nessa história por nenhuma relação corporativa ou qualquer outra”, destacou.
Chico Lopes também criticou o resultado da sessão. “Lamentamos que, mais uma vez, o Congresso Nacional como um todo se sujeite a críticas por um resultado de votação de cassação de mandato. Meu voto não é secreto! Votamos, assim como toda a bancada do PCdoB, a favor da cassação do deputado Natan Donadon”, ratificou. O parlamentar também comentou a repercussão que a sessão teve. “Críticas são saudáveis e necessárias à democracia. Melhor ainda se forem feitas com justiça, cuidado e critério, de acordo com a forma como cada parlamentar se posiciona nas votações, ao cumprir sua missão, de representar o povo”.
Mais
O deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO) está preso desde 28 de junho no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre pena de 13 anos devido à condenação por peculato e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sessão, 233 deputados votaram a favor do parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, favorável à cassação. O número foi insuficiente para a perda do mandato, que exige ao menos 257 votos.
131 deputados votaram pela manutenção do mandato de Donadon e 41 se abstiveram.
De Fortaleza,
Carolina Campos