Ordem de serviço para Centro Pan-Americano de Judô é assinada
A ordem de serviço para construção do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) foi assinada nesta quarta-feira (28/8), pelo governador Jaques Wagner, em cerimônia realizada na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Publicado 28/08/2013 20:14 | Editado 04/03/2020 16:16
O equipamento tem inauguração prevista para abril de 2014 e será construído em frente à Praia de Ipitanga. Com investimento de R$ 43 milhões, a estrutura vai contar com ginásio climatizado, quatro tatames e capacidade para 1900 pessoas, alojamento para 50 atletas e dirigentes, auditório para 200 pessoas, setor administrativo, quadra e piscina.
O CPJ será o principal espaço para treinamento na América Latina da modalidade de judô e, em 2016, de aclimatação para as Olimpíadas, como explica o secretário do Trabalho e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos. “O centro faz parte do Plano Brasil Medalhas para as Olimpíadas de 2016, e já será palco do treinamento dos atletas para o evento esportivo. As obras já foram autorizadas e, com o Centro, vamos apoiar o judô no país”.
Segundo o ministro Aldo Rebelo, o judô é hoje um dos esportes de maior sucesso no Brasil, uma paixão nacional, praticado por crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais. “Esse novo equipamento da Bahia é um orgulho para o esporte do Brasil, vai orientar nossa população para todos os jogos nacionais e internacionais e tem como objetivo mais imediato as Olimpíadas de 2016. Que sirva para formar novos ídolos brasileiros”.
Presente na solenidade, o bicampeão mundial Leandro Guilheiro comemorou a construção do Centro. “Estou muito feliz em saber que as Olimpíadas de 2016 deixarão legado. Parabenizo todos pela construção do equipamento que vai ajudar no desenvolvimento da modalidade. Estou ansioso para treinar neste local”.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secom-BA