PB: Teses do 13º Congresso serão lançadas dia 30

Será no Auditório da OAB, em João Pessoa, o lançamento das teses do 13º Congresso do PCdoB na Paraíba. É um iniciativa do Comitê Estadual que dá sequência às atividades dos comunistas visando expor para a sociedade suas idéias.

Logo 13º Congresso Nacional - PCdoB
Cumprindo agenda definida pelo Comitê Estadual do PCdoB na Paraíba, seguem as iniciativas para realização da etapa estadual do 13º Congresso do Partido Comunista do Brasil. O primeiro debate sobre as teses em discussão aconteceu entre os portuários do Porto de Cabedelo em evento promovido pelo Comitê Municipal daquela cidade coma participação do presidente estadual Simão Almeida. Dezenas de trabalhadores do porto demonstraram grande interesse pela temática do Congresso do Partido, inclusive fazendo ligação com as lutas dos portuários, que resiste à anunciada retirada do terminal da Petrobrás. O debate marcou a criação da Organização de Base do Partido entre os trabalhadores do Porto.

Agora, numa promoção conjunta do Comitê Estadual com o Comitê Municipal de João Pessoa, acontecerá no dia 30 de agosto o lançamento público das teses do 13º Congresso que acontecerá no Auditório João Santa Cruz – nome do primeiro deputado comunista da Paraíba – da OAB, a partir das 19 horas. Para este evento as direções partidárias pretendem mobilizar um grande contingente de filiados, bem como amigos e simpatizantes do Partido, aliados políticos e representações dos movimentos sociais, artistas, intelectuais.

Para apresentação das teses, que serão objeto de debate em todas as fases do Congresso, estará presente o representante do Comitê Central Luciano Siqueira, sendo debatedor o economista paraibano Rômulo Soares Polari. Polari é o atual Secretário Municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, foi por 8 anos Reitor da Universidade Federal da Paraíba e autor do livro A Paraíba que podemos ser: da crítica à ação contra o atraso. Luciano Siqueira é médico, foi por duas vezes eleito deputado estadual no Estado de Pernambuco, sendo atualmente – e pela terceira vez – vice-prefeito da Cidade do Recife.

Para o presidente estadual do PCdoB, Simão Almeida este é um momento privilegiado, “onde contaremos com a valiosa contribuição de dois grandes quadros para debater um tema da maior relevância que é o balanço desta experiência de governos populares no Brasil e projetar novos passos para avançar ainda mais, como pretende o PCdoB. Afirma ainda Simão que “o debate está aberto a toda a sociedade e que os comunistas têm interesse em ouvir o que pensam, as personalidades mais diversas, as lideranças populares, os movimentos sociais sobre suas opiniões.” Acentuou por fim que o Congresso também um momento especial para que os militantes e filiados expressem suas ideias e exerçam a democracia interna do Partido, “daí a importância da participação de todos em todas as fases do Congresso.”

Agamenon