Dentistas atenderão na UTI do hospital de Sobradinho

O Hospital Regional de Sobradinho contará um serviço inovador dentro das salas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A partir de outubro, a odontologia será inserida neste ambiente, com o auxílio de quatro dentistas, para aumentar a cobertura e atendimento dos pacientes.

Para iniciar o trabalho, os especialistas estão sendo capacitados e um cronograma será montado. Eles cuidarão da saúde bucal, higiene oral, prevenção de pneumonia e endocardite, e exodontia simples (extração dentária) de todos aqueles que estão em tratamento intensivo e incapacitados deste cuidado.

Segundo a dentista e chefe do Núcleo de Controle e Infecção Hospital, Rafaela Galerani, estes pacientes que ficam internados têm mais risco de adquirir alguma bactéria. “A situação é propícia, pois a flora bucal deles muda e fica vulnerável, a alimentação é mais pastosa e deixa restos de comida na boca, entre outros fatores e, por isso, requer uma atenção maior”, explica.

A ideia surgiu da própria dentista, após um projeto de mestrado apresentado, e diante do trabalho que ela realiza no núcleo de infecção, Rafaela decidiu unir as duas práticas para aplicar em sua realidade de trabalho. "Sei das necessidades e do bem que isso fará as pessoas. Com certeza teremos ótimos resultados", entusiasma-se.

Projeto de Lei

Em breve a iniciativa do Hospital Reginal de Sobradinho, quanto a inserção de dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no âmbito hospital da rede pública e privada deverá ser obrigatória. Isso porque, foi aprovado por unanimidade, no dia 10 de abril ultimo, o Projeto de Lei 2.776/08, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados. O Projeto segue agora para aprovação no Senado Federal e sanção presidencial. O Conselho Federal de Odontologia, os CROs e as entidades de classe participaram ativamente para a vitória do PL.