Bancada Feminina propõe ao TSE campanha para filiar mulheres
A coordenadoria da bancada feminina e as Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado entregaram à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, esta semana, uma proposta de campanha de filiação de mulheres, que deverá ser lançada no mês de setembro.
Publicado 23/08/2013 10:36
O objetivo das parlamentares é aumentar a participação feminina nos partidos políticos e conscientizar os dirigentes partidários da importância do lançamento de candidatas mulheres às eleições de 2014, não apenas para preencher a cota de 30% determinada por lei.
De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. Porém, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% em relação ao número de cadeiras na Câmara dos Deputados. No mesmo ano, para o Senado Federal, foram eleitas sete senadoras e 47 senadores, ocupando apenas 12,96% das vagas disponíveis no pleito.
A proposta de campanha contempla diferentes ações de comunicação que serão realizadas em parceria com o TSE e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM).
Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara