Obras de arte pré-colombianas voltam para o Peru
O governo do Peru recuperou 40 obras de arte em cerâmica da época pré-colombiana, que remontam ao período anterior à chegada dos europeus ao Continente Americano. Os objetos estavam perdidos há 84 anos desde a Guerra Civil da Espanha (1936-1939) e a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). As peças foram repatriadas a partir das negociações do Ministério das Relações Exteriores do Peru.
Publicado 20/08/2013 09:47
As obras de arte em cerâmica fizeram parte de uma exposição, em 1929, em Sevilla, na Espanha. De acordo com informações do governo, as peças pertencem às civilizações Chancay, Chimú, Nazca e Mochica e todos datam dos séculos 1 e 2.
O Ministério das Relações Exteriores do Peru informou que o lote das 40 peças complementa um outro, que foi repatriado em 1958, e que estava no Museu Nacional de Antropologia e Arqueologia da Espanha.
De acordo com pesquisas, as civilizações americanas que viviam no continente até a chegada dos colonizadores europeus mostravam elevado desenvolvimento em vários setores – da arte e arquitetura às ciências. Os astecas, por exemplo, construíram cidades complexas e demonstravam profundo conhecimento de astronomia e matemática.
Fonte: Agência Brasil