Membros da Comissão da Verdade da Bahia serão empossados na terça
O Governo do Estado marcou para a próxima terça-feira (20/8) a posse dos membros da Comissão da Verdade da Bahia, criada no final do ano passado. A cerimônia de posse vai acontecer na Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 9h30, e vai contar com a presença do governador Jaques Wagner.
Publicado 16/08/2013 13:26 | Editado 04/03/2020 16:16
O objetivo da comissão estadual é auxiliar a Comissão Nacional da Verdade (CNV) com a apuração e esclarecimento de violações de direitos humanos praticadas no Estado, no período de 1946 a 1988. A CNV pretende contribuir com a efetivação do direito à memória e à verdade histórica e com a promoção da reconciliação nacional.
Os membros da comissão baiana são Amabília Vilaronga de Pinho Almeida, Antônio Walter Pinheiro, Carlos Navarro Filho, Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino, Jackson Chaves de Azevedo, Joviniano Soares de Carvalho Neto e Vera Christina Leonelli.
Após a posse, os integrantes estarão oficialmente investidos de poderes para levantar as informações relacionadas às mortes e desaparecimentos ocorridos, especialmente no período de 1964 a 1985, ouvindo vítimas e promotores dos abusos e buscando documentos desconhecidos.
Comissão Baiana
Criada pelo Decreto 14.227, de 10 de dezembro de 2012, que foi alterado pelo Decreto 14.483, de 17 de maio de 2013, a Comissão da Verdade da Bahia deve apresentar, em um prazo de dois anos, um relatório que permita o conhecimento de detalhes da violação de direitos durante o regime militar.
Além disso, cabe à comissão, também, fazer recomendações que visem aprimorar as instituições do Estado, principalmente as que lidam com a segurança pública.
De Salvador,
Erikson Walla
*Colaborou Secom-BA