Suíça bate o Brasil com gol contra de Daniel Alves
A Seleção Brasileira não conseguiu repetir as boas atuações que renderam o título da Copa das Confederações ao país e foi derrotada pela Suíça, com um gol contra de Daniel Alves, aos dois minutos do segundo tempo. Os torcedores que compareceram ao Saint Jakob Stadium, em Basel, presenciaram uma partida truncada no meio de campo e com muitas faltas. Foram raras as jogadas bem trabalhadas e que resultaram em chances de gol.
Publicado 15/08/2013 01:31
Se a etapa inicial foi pouco movimentada, o nível técnico caiu mais no segundo tempo. Luiz Felipe Scolari fez a seis substituições possíveis, mas, a equipe não respondeu bem e não conseguiu passar pela bem postada defesa adversária. Quem levou mais perigo, mesmo com a vantagem no placar, foram os europeus em chutes de longa distância.
Na primeira etapa, a chance mais clara de gol foi criada pelo Brasil, quando o volante Paulinho acertou a bola na trave do goleiro adversário, aos 37 minutos, após cruzamento de Neymar. Logo no início do segundo tempo, a Suíça chegou pela direita da defesa brasileira e Stocker cruzou para a área. Sozinho, Daniel Alves tentou tirar a bola de cabeça, mas acertou o gol de Jefferson, para anotar contra e abrir o placar.
Com a vantagem, os suíços continuaram melhores na partida, arriscando com chutes de fora da área, principalmente de Saqiri. Felipão promoveu seis substituições ao longo da etapa complementar. Entraram na equipe o lateral esquerdo Maxwell, o volante Fernando, o atacante Jô, os meio campistas Hernanes e Lucas, além do lateral direito Jean, nos lugares de Marcelo, Luiz Gustavo, Fred, Oscar, Hulk e Daniel Alves, respectivamente.
As alterações surtiram pouco efeito e a melhor finalização do Brasil veio já nos acréscimos, com Hernanes. Desta forma, a Suíça conseguiu seu segundo triunfo, na história, contra a Seleção Brasileira, enquanto Felipão conheceu o seu segundo revés desde o retorno ao comando da equipe. A primeira derrota havia sido justamente na reestreia, por 2 x 1, contra a Inglaterra.
O próximo compromisso do Brasil será no dia 7 de setembro contra a Austrália no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. No dia 10 de setembro, a Seleção enfrenta Portugal em Boston, nos Estados Unidos.
Primeiro Tempo
O primeiro chute da Seleção Brasileira veio aos três minutos, quando Hulk arriscou e mandou para fora, após pegar de primeira cruzamento de Oscar.
A Suíça chegou pela primeira vez aos 14, após saída errada do Brasil, com Hulk. A bola foi enfiada na direita para Stocker, que cruzou rasteiro para Seferovic, mas a zaga brasileira conseguiu bloquear o chute e a bola foi para escanteio.
Aos 16 minutos Hulk recebeu de Fred, que tocou de primeira. Na entrada da área e livre na frente do goleiro, Hulk perdeu o gol. O goleiro Benaglio defendeu com o pé.
Aos 18 minutos, a primeira boa intervenção de Jefferson, após chute de Shaqiri de longe. O goleiro fez defesa em dois tempos no chão.
O tempo fechou aos 22 minutos, após Neymar derrubar Lichtsteiner, que tentou revidar ainda no chão. Neymar levou o cartão amarelo.
Com 26 minutos, o camisa 10 suíço, Xhaka, arriscou de longe e a bola que seria fácil para Jefferson escapou, mas o goleiro conseguiu se recuperar a tempo.
Aos 29 minutos, Neymar recebeu de Hulk na entrada da área e chutou para fora, à esquerda do goleiro.
Aos 37 minutos, Neymar cruzou a bola da esquerda do ataque, após cobrança curta de escanteio. Paulinho subiu mais que a defesa e cabeceou a bola na trave do goleiro Benaglio, que nem se mexeu no lance.
A Suíça chegou com perigo aos 42 min, quando o camisa 23, Shaqiri, tabelou e chutou de fora da área para boa defesa de Jefferson.
Aos 44 minutos, Hulk recebeu na direita, após a rápida saída de bola do Brasil. O camisa 19 levantou para Oscar na área. O meio campista matou no peito e na saída do goleiro chutou rente à trave.
Segundo tempo
Após cruzamento do camisa 9 suíço, Stocker, que tabelou com Saqiri pela direita da defesa do Brasil, Daniel Alves tenta tirar a bola, mas acerta o gol de Jefferson e faz gol contra aos 2 minutos.
Aos 6 minutos, Dante atrasa a bola e Jefferson se atrapalha na hora de dominar. Precionado por Stocker, o goleiro dá um carrinho para afastar o perigo e tirar a bola que ia sobrando limpa para o atacante adversário.
Aos 16 minutos, Hulk recebe de Maxwell na entrada da área. O atacante bate de primeira e manda a bola por cima do gol.
Aos 20 minutos, Shaqiri arriscou de fora da área e abola passa por cima do gol de Jefferson.
Barnetta arriscou de fora da área e a bola passou sobre o gol do Brasil, aos 41 minutos.
Após cobrança de escanteio, Hernanes arriscou de fora da área, já nos acréscimos, e a bola foi para fora.
Assista a um vídeo com lances da partida produzido pela CBF
Fonte: Portal da Copa do Ministério do Esporte