Publicado 15/08/2013 08:52 | Editado 04/03/2020 16:46
“Temos proporcionado a formação de nosso corpo técnico continuamente em prol da melhoria da Educação de São Luís. As palestras de hoje têm o mesmo objetivo: fomentar o conhecimento na área de Educação, visando à educação integral e mais cidadã de nossas crianças”, destacou o titular da Semed.
A programação contemplou a apresentação do ex-secretário Extraordinário de Educação Integral do Ministério da Educação, Alceni Guerra, sobre o tema “Educação Integral”.“É importante que todos participem do processo de escolha das atividades que acontecerão na escola. Dessa forma, todos terão prazer em estar na unidade de ensino e haverá maior integração entre escola, família e comunidade. Assim, o Programa de Educação Integral obterá um êxito maior”, destacou.
Alceni Guerra abordou ainda que o início de um projeto de Educação Integral deve englobar informação e treinamento dos gestores escolares. Posteriormente, deve envolver também os docentes. O expositor acrescentou que o desenvolvimento de projetos de Educação Integral resulta em melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Outra apresentação realizada durante o evento foi uma abordagem sobre o “Qualiescola” feita pelo relações institucionais do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), José Gayoso. O programa de iniciativa do IQE será implantado na rede municipal de ensino e tem como foco a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da rede municipal. Serão beneficiados estudantes do 4º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Na palestra, José Gayoso apresentou índices da Educação em São Luís e realizou reflexões acerca dos dados. Também foram explicitadas as estratégias de implantação e desenvolvimento do Programa para que sejam atingidas as metas projetadas para os três anos de execução do “Qualiescola”.
Como resultados do desenvolvimento do programa, a Semed tem como meta que, em 2016, 75% dos alunos estejam dominando pelo menos 70% dos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, previstos nos parâmetros curriculares nacionais. Também é esperado que os alunos do 5º ano e do 9º ano obtenham um mínimo de, respectivamente, 225 pontos e 300 pontos na Prova Brasil de 2015.
Fonte: Prefeitura de São Luís.