Governadores colombianos participam de Cúpula pela Paz
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, inaugura nesta quinta-feira (15), na cidade de Medelín, a cúpula “Preparemo-nos para a Paz”. Os 32 governadores do país, que confirmaram presença no evento, também respaldam os diálogos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP).
Publicado 15/08/2013 11:45
O encontro busca reafirmar o compromisso das administrações departamentais (de Estados) com a mesa de conversações pela paz, com sede em Cuba desde novembro de 2012. O evento pretende ainda traçar um roteiro para o pós-conflito.
Em declarações ao jornal El Nuevo Siglo, o governador do departamento de Cesar, Luis Monsalvo, indicou que a intenção desta Cúpula é “abrir um espaço para debater o atual processo de paz com o governo colombiano”.
Colômbia: "Governo deve se responsabilizar por vítimas"
Termina o 12º ciclo de diálogo entre Farc e governo colombiano
Na opinião do governador do departamento de Guaviare, Octaviano Rivera, os territórios têm a obrigação de se preparar para eventuais mudanças agrárias, entre outros temas que estão sendo discutidos em Havana.
“É urgente fazer um plano conjunto entre nação e território desde já” disse Rivera ao jornal.
Com sede na praça Maior de Medelín, o encontro será assistido por especialistas em temas de paz e pós-conflito, como o guatemalteco Héctor Rosada, que participou da equipe negociadora no processo do país da América Central.
O programa compreende ainda o foro Lições Internacionais de Construção de Paz, do qual participam, entre outros, a especialista no processo de paz da Irlanda, Celia Mckeon, além do coordenador do sistema nas Nações Unidas na Colômbia, Fabrizio Hochschild.