Seminário da UNEGRO discute Educação e Diversidade
A União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) – Seção Bahia promove, em meio às comemorações pelos 25 anos, a IV edição do seminário O Negro na Educação, que esse ano tem como tema “Uma escola pública de qualidade e de valorização da diversidade”. O evento será na próxima sexta (16/8) e no sábado (17), no Colégio Carlos Santana, no Nordeste de Amaralina, em Salvador.
Publicado 14/08/2013 12:07 | Editado 04/03/2020 16:16
Em um comunicado, a entidade explicou que o encontro é uma preparação para a 4ª Conferência Nacional de Educação (CONAE), marcada para acontecer no ano que vem, em Brasília. O debate é importante para pensar o novo Plano Nacional de Educação (PNE).
A atividade pretende tratar, também, sobre os investimentos dos governos na área, bem como a aplicação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na Educação e a destinação de 75% dos royalties do petróleo para o financiamento da educação pública.
“O seminário será um ato político de reflexão e de luta por um novo projeto de educação para o povo brasileiro e por novas fontes de recursos para dar a qualidade necessária ao ensino dos filhos do povo”, diz o comunicado.
Segundo a UNEGRO, é necessário discutir, principalmente, o ensino oferecido às crianças e aos jovens pertencentes a classes populares. Esses precisam romper, de acordo com a entidade, ciclos familiares de abandono e fracasso escolar, pois são vitimados pelas circunstâncias da luta pela sobrevivência.
“Como defensores das políticas de ação afirmativa, entendemos as cotas como uma conquista dos negros e pobres, que sempre tiveram o seu direito à universidade cerceado. Para dar ainda mais efetividade a essa conquista, faz-se necessário um grande investimento na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, em todos os níveis da educação básica”, completa.
As inscrições para o seminário deverão ser feitas pelo e-mail ivseminariounegro@yahoo.com.br. Mais informações no site www.unegro.org.br.
De Salvador,
Erikson Walla