Movimento Passe Livre ocupa Praça Municipal de Salvador

Para celebrar os 10 anos da Revolta do Buzu, integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) promoveram uma manifestação na tarde desta terça-feira (13/08) pelas ruas da capital soteropolitana. A concentração do grupo aconteceu no Campo Grande e os manifestantes seguiram em caminhada até a sede da Prefeitura de Salvador, na Praça Municipal. O protesto contou com a adesão de estudantes de escolas públicas, que se juntaram à manifestação em outros pontos da cidade.

- Midiã Noelle

Ao chegar à Praça Municipal, alguns jovens atiraram ovos contra a Prefeitura e respingos atingiram policiais militares. Os manifestantes também gritavam palavras de ordem contra os PMs que acompanhavam a mobilização pacífica. Durante o protesto, alguns policiais tentaram prender um dos integrantes do movimento, mas foram impedidos pelo restante do grupo.

Na ocasião, um boneco do prefeito ACM Neto foi queimado em frente ao Palácio Thomé de Souza. Por volta das 17h30, o grupo encerrou a manifestação na Praça Municipal e seguiu em direção a Estação da Lapa, onde o grupo dispersou.

Participação

Chamado pela Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES), estudantes de colégios públicos dificultaram o trânsito em alguns bairros da cidade nesta terça-feira. Alunos do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida realizaram uma passeata pacífica pelo bairro do Imbuí e atrapalharam o fluxo de veículos no local. Já no bairro de Brotas, estudantes do Colégio Estadual Góes Camon, também realizaram uma passeata em apoio ao MPL.

Ainda houve protesto dos alunos dos Colégios Estaduais Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, e Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Nazaré. De acordo com o MPL, novas manifestações acontecerão na próxima semana. Hoje, a ocupação da Câmara de Vereadores completa 23 dias.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro