Mais de 15 mil candidatos disputarão prefeituras na Venezuela
Na última sexta-feira (9), os mais de 15 mil candidatos que disputarão as eleições municipais na Venezuela, em dezembro, formalizaram a inscrição perante o órgão eleitoral.
Publicado 12/08/2013 15:30

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) inscreveu o ex-ministro de Comunicação Ernesto Villegas como candidato para a Prefeitura Maior de Caracas e o atual prefeito do município caraquenho Libertador -Distrito Capital-, Jorge Rodríguez, que busca sua reeleição.
Por sua vez, a oposição inscreveu seu candidato ao município caraquenho de Sucre, Carlos Ocariz, em um ato massivo que contou com a presença de seu líder, Henrique Capriles, quem busca mobilizar seu eleitorado depois da derrota de abril.
A Prefeitura de Caracas é uma das 335 que estarão em jogo nas eleições de dezembro, o primeiro desafio eleitoral entre chavismo e oposição depois das eleições presidenciais do passado 14 de abril, em que Nicolás Maduro venceu o candidato da Mesa da União Democrática (MUD), Henrique Capriles.
Maduro, pediu através de uma mensagem no Twitter “união e disciplina para forjar uma grande vitória popular” no dia 8 de dezembro. Já Capriles, afirmou que estas eleições “serão de vida ou morte” para o futuro do país.
O período de inscrição de candidaturas para as eleições municipais venezuelanas do dia 8 de dezembro se encerrou com a apresentação de 15.572 candidaturas para as juntas municipais e metropolitanas eleitorais, como informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em seu site.
Com informações da Infolatam