Empresários querem conhecer potencial do Acre, anuncia Perpétua
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) articulou a realização, nos próximos meses, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), de fórum de debates com empresários cariocas de vários setores, inclusive da defesa, sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Acre, Estrada do Pacífico, conhecida como Rodovia Interoceânica, e as potencialidades do estado.
Publicado 12/08/2013 10:08
A decisão foi tomada na última quinta-feira (8), no Rio de Janeiro, durante o Fórum Empresarial de Defesa e Segurança do Sistema FIRJAN. Num segundo momento, grupo de empresários deverão ainda visitar o Acre e analisar possibilidades de investimentos na ZPE. Durante encontro com a deputada Perpétua Almeida, na última terça-feira (6), na FIESP, empresários paulistas também assumiram compromisso de visitar o Acre.
“Vejo esse evento como uma boa oportunidade para que diversas empresas possam se instalar no Acre e, assim, gerar desenvolvimento, emprego e renda para a população acreana”, destacou.
Com o discurso da deputada sobre o Acre, os empresários demonstram entusiasmo para conhecerem a região. Segundo eles, o Acre pode ser um "excelente" acesso, mais rápido e econômico, ao Pacífico. Os empresários acreditam que a região pode ajudar no escoamento da produção até os mercados do Peru, Bolívia, Equador e Chile.
Perpétua Almeida, que preside a Subcomissão de Projetos Estratégicos das Forças Armadas na Câmara, afirmou que vai conversar com o governador do Acre, Tião Viana; os secretários das Secretarias de Turismo e Lazer e Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis e diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Acre para organizarem juntos à visita.
Investimento em defesa
Durante o discurso, para plateia de mais de 200 empresários da indústria de defesa, Perpétua Almeida disse ainda que investir em Defesa gera inovação, conhecimento, tecnologia e empregos.
“Já identificamos que nosso maior desafio é garantir permanentes fontes orçamentárias para as três forças e condições de financiamento que atendam as necessidades das indústrias de produtos de defesa. Esse é o nosso foco. Com isso, elas poderão crescer e se fortalecer no mercado internacional”, avalia a parlamentar.
Segundo a ela ainda, acompanhar e investir no desenvolvimento da indústria de defesa é essencial para garantir também ações governamentais mais efetivas na proteção e vigilância das fronteiras e da Amazônia. "Estamos trabalhando para que a Câmara discuta e acompanhe o trabalho das empresas na área de Defesa, especialmente os projetos de monitoramento das fronteiras, por exemplo, o Sisfron, desenvolvido pelo Exército, para que ajude a monitorar as regiões fronteiriças", destacou.
Participaram do evento no Rio empresários do setor de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de produtos de defesa e segurança, de alimentação, de bens de consumo, além de representantes de Centros de Pesquisa, especialistas e representantes das Forças Armadas.
Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida