Por que cantam as crianças do coral na propaganda do Itaú?
O mais recente filme publicitário do banco Itaú traz um coral de crianças cantando “Change the World” enquanto imagens de causas supostamente apoiadas pelo banco se alternam nos convidando a aderir às 'ações'. Mas, por que canta tão feliz o doce coral? Resposta: pelo lucro de R$ 7,055 bilhões do Itaú Unibanco, no 1º semestre, maior do que toda a economia de 33 países do mundo. E mais, nos últimos quatro anos, o banco registrou os maiores lucros da história dos bancos brasileiros nos seis primeiros meses do ano.
Publicado 30/07/2013 15:34
Um levantamento feito pelo UOL, utilizando dados do Banco Mundial, demonstra que os ganhos do maior banco privado brasileiro apenas nos seis primeiros meses do ano (cerca de US$ 3,11 bi) são maiores do que o PIB (Produto Interno Bruto) de Aruba, Cabo Verde e Butão, por exemplo – lembrando que os 33 países mais pobres do mundo ficam principalmente na África, Oceania, Ásia e América Central.
Já um levantamento do blog Achados Econômicos, o Itaú, mesmo sendo o 39º maior banco do mundo no ranking geral da revista britânica The Banker, é o 13º quando o assunto é cobrança de juros. Só nesse quesito o conglomerado financeiro recebeu US$ 27,687 bilhões com empréstimos no ano passado.
A campanha publicitária
O filme que traz a música de Eric Clapton é mais uma das centenas de peças publicitárias feitas sob encomenda para instituições financeiras que, cada vez mais, investem em anúncios para atrair novos clientes e manter a imagem de 'bons samaritanos'. O valor de quanto custou o filme em questão não foi divulgado, mas sabe-se que só no primeiro semeste deste ano o setor financeiro investiu R$ 3,2 bilhões em publicidade, de acordo com levantamento Ibope. Sabe-se também que são os bancos, juntamente com as construtoras, os maiores investidores em marketing esportivo, nos clubes de futebol, respondendo por cerca de 9,5% dos patrocínios.
“O Itaú está fortemente engajado na atuação como agente transformador, indo muito além dos serviços bancários. Acreditamos que compartilhar as crenças e atitudes da marca materializadas em diversas iniciativas ajuda a estimular as pessoas a seguirem caminhos no mesmo sentido”, diz Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco sobre a campanha atual da instituição. O que ele não disse é que propagandas como essa, criada pela agência Africa, subestimam o telespectador e cliente bancário, cada vez mais explorado. Afinal, que mudança eles propôem efetivamente?
Da redação com UOL