Sanasa entrega nova Estação de Tratamento de Esgoto

A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (SANASA-CAMPINAS) entregou à população, na manhã de hoje (26/07), a Estação de Tratamento de Esgoto Sousas e Joaquim Egídio (ETE). Os dois distritos estão localizados na região leste da cidade e a ETE beneficiará 16.390 habitantes. A atividade contou com a presença do presidente da empresa, Arly de Lara Romêo, do prefeito municipal Jonas Donizette, além de autoridades e representantes locais.

Assim como as demais estações de tratamento da Sanasa, a Estação de Tratamento de Esgoto Sousas e Joaquim Egídio é sustentável e tem baixo nível de consumo de energia elétrica. A unidade utiliza o sistema anaeróbio, que remove cerca de 70% da carga poluidora e gera baixa produção de lodo.

Devido à topografia do terreno, a obra terá ainda sete estações elevatórias de esgoto (EEE), sendo a última responsável por lançar de volta à ETE todo o efluente coletado. O valor da obra é de R$ 19 milhões, sendo R$ 5,2 milhões financiados pelo programa Pró-Saneamento, da Caixa Econômica Federal e o restante com recursos próprios.

Atualmente, o sistema de captação de esgoto atende 88% da população urbana de Campinas. Para atingir a meta de captar e tratar 100% do esgoto, a Sanasa contará com mais três ETEs. A San Martin, que tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2014, a Boa Vista, com previsão de entrega para 2016 e a ETE Nova América –cujas obras estão em sua fase final.

Responsável pelo serviço de abastecimento de água de Campinas, a Sanasa é uma sociedade de economia mista, sendo a municipalidade, através da prefeitura, detentora de 99,99% de suas ações. A empresa atende com água potável encanada 98% da população urbana.

De Campinas.