Nossa aroeira, pimenta-rosa

Caminhando pelo meu bairro hoje fiquei observando quantas árvores frutíferas têm nas ruas e nas casas. A maioria é de manga e de abacate. Descobri logo atrás da escola municipal uma árvore enorme de aroeira vermelha. Aroeira mansa como chamou Seu Benedito que mora bem em frente a bendita.

Raquel Benjamin

aroeira

Tenho observado seu desenvolvimento desde quando ficou florida. A árvore de médio porte é da família das Anacardiáceas e produz uma pimenta rosada, muito aromática, oleosa e de sabor doce. Seu nome científico é Schinus Terbinthifolius e é uma planta com muito fenol, o que significa que tem ação antibacteriana e fungicida. Tem amplo uso na fitoterapia que utiliza cascas e folhas da planta.


Seu Bendito embaixo da aroeira

Conhecida também por aroeira pimenteira, aroeira brasileira, aroeira vermelha, aroeira mansa, arrueira, cabuy, cambuy, fruto-de-sabiá, aguaraíba, aroeira da praia, aroeira do brejo, aroeira-pimenteira, bálsamo, corneíba, aroeira do Paraná, aroeira do sertão.

Minha mãe conta que lá para os lados de Ouro Preto as mães recomendavam sempre: “Oh menino, não passa em baixo da aroeira não que dá coceira!”. É verdade, pois a árvore libera partículas de sua seiva e madeira que podem causar dermatite alérgica em pessoas sensíveis a isto.

Na culinária caiu no gosto dos cozinheiros brasileiros e do mundo. Os francesas a conhecem como poivre rose e utilizam bastante. Apesar de ser chamada de pimenta, ela não se parece com a pimenta do reino porque não é picante e tem um aroma de resina próprio da terebentina que possui. Deixa qualquer prato, salgado ou doce, lindo por causa da sua cor, mas aconselho cautela porque o sabor é bem marcante.

Colhi um pouco e sequei uma parte ao sol por 4 dias para não mofar. Depois guardei em um vidro tampado e ao abrigo da luz. Se quiser pode secar no microondas que dá certo também. Coloquei em um prato as pimentinhas, tampei com um papel absorvente e levei ao microondas em potência baixa por 40 segundos. Depois foi só guardar.

Pimenta-rosa depois de seca

Fiz uma pequena entrada com o queijo Minas curado da Serra do Salitre, redução de aceto balsâmico (vinagre de uva concentrado) e pimenta rosa. Para a redução de aceto balsâmico usei cinco colheres (sopa) e deixei no fogo por 3 minutos ou deixe até o líquido perder um pouco do vinagre. Você vai ver que ele muda rapidamente a consistência. Não deixe muito senão vira uma bala. Se acontecer, coloque duas colheres de água e volte ao fogo até ficar líquido novamente.

Uma boa entrada para acompanhar uma cerveja

Ficou muito bom porque a pimenta tem um leve amargor e oleosidade, o aceto reduzido fica adocicado e o queijo tem sabor salgado e curado. Mas dá para fazer com mel, outro queijo curado e as belezinhas rosas. Fica muito bom também.

Fonte: blog Brasil de se admirar!