China: ex-secretário do PC, Bo Xilai, é indiciado por corrupção
O ex-secretário do Partido Comunista da China (PCCh) no município de Chongqing, Bo Xilai, está sendo acusado de corrupção, abuso de poder e aceitação de suborno, pelo tribunal de Jinan, capital da província de Shandong, no leste da China.
Publicado 25/07/2013 12:38
O documento de acusação contra Bo Xilai, entregue ao tribunal da cidade nesta quinta-feira (25), afirma que ele teria aproveitado as vantagens de sua função pública para beneficiar terceiros e também teria aceitado grandes quantidades de dinheiro e propriedades. Segundo o texto, isso prejudica seriamente os interesses do Estado e do povo.
O Comitê Central do PCCh anunciou a suspensão do político em abril de 2012, após as denúncias. Sob a suspeita de graves violações disciplinares, a Comissão de Inspeção Disciplinar do partido também apresentou o caso de Xilai para investigação.
Em setembro do ano passado, o político de 64 anos foi expulso definitivamente do PCCh e de seu cargo público. Anteriormente ao secretariado, Xilai havia sido prefeito da cidade de Dalian, governador da província de Liaoning, nordeste da China e ministro do Comércio da China.
Com informações do China Daily.
Da redação do Vermelho.