Etapa Regional da CONAE em Xanxerê debate qualidade na educação
Na quarta feira, 17 de julho a etapa regional da CONAE 2014 ocorreu na cidade de Xanxerê. Representantes da área educacional, professores, pais, alunos, sindicatos e órgãos envolvidos com educação estiveram reunidos no centro de eventos da Unoesc para debater e discutir os rumos da educação no país.
Publicado 23/07/2013 16:40 | Editado 04/03/2020 17:14

Os pontos mais urgentes e necessários para uma educação de qualidade no Brasil passam por: a) Formação (Inicial e Continuada); b) Melhora dos salários; c) Criar um plano de carreira e abrir novos concursos públicos; d) Investir nas escolas e melhorar as condições de trabalho. Estes são os compromissos básicos que os governos em todas as esferas devem assumir e executar para melhorar a nossa educação. A sociedade também tem a sua cota de compromissos nessa melhora, a) família deve assumir suas responsabilidades na educação dos filhos e não deixar tudo para escola; b) maior envolvimento político na vida escolar; c) mais cobrança do poder público por mais investimentos na educação e d) maior valorização social da escola e dos seus profissionais.
Nas questões internas, que dizem respeito ao dia-a-dia da escola, os apontamentos estão relacionados à necessidade de maior envolvimento e protagonismo por parte dos professores na busca por mudanças na educação, entre elas: a) atuar no núcleo do processo de ensino-aprendizagem com dedicação e interesse; b) ter maior interesse pessoal na mudança; c) estar envolvido nas questões sociais e políticas da comunidade escolar, da cidade, estado e país e d) atuarem de forma organizada e consciente (capilaridade, poder de rede).
"O professor pode e deve agir intencional, sistemática e coletivamente para melhorar o quadro da educação. A responsabilidade não é somente dos governos, estes tem uma enorme responsabilidade com a estrutura das escolas e seu bom funcionamento, mas é no dia-a-dia da escola que a qualidade se faz presente ou não, essa tarefa é reservada aos profissionais que atuam na ponta, que vivem e fazem à escola." Concluiu Scheffer.
é historiador, professor e blogueiro