Beneficiárias do Bolsa-Atleta conquistam ouro e prata na Espanha

As nadadoras Poliana Okimoto e Ana Marcela, beneficiárias do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, conquistaram a medalha de ouro e a de prata, respectivamente, nesta terça-feira (23), na prova dos 10 km da maratona aquática do Mundial dos Esportes Aquáticos, em Barcelona. Dobradinha inédita para o Brasil.

Beneficiárias do Bolsa Atleta ouro e prata

Poliana completou a prova em 1h58m19s2. Ana Marcela chegou apenas três décimos atrás da compatriota. O terceiro lugar ficou com a alemã Angela Maurer, com 1h58m20s2.

As nadadoras já vinham de prata e bronze na disputa mais curta, de 5 km, no sábado (20). A disputa de 10 km foi acirrada, e tudo começou a ser definido apenas na volta final, com cerca de 2 km para a conclusão do trajeto no porto de Barcelona. Ana Marcela Cunha se colocou bem entre as primeiras colocadas, brigando pelo primeiro lugar, com Poliana também próxima.

Faltando poucos metros, as brasileiras dispararam, dominando a prova com cerca de cinco minutos para a batida, com mais de um corpo de vantagem à frente. As oponentes ainda tentaram apertar o ritmo, mas o esforço foi insuficiente para reverter a vitória verde-amarela.

Ficou para o final a disputa particular entre as brasileiras, e quem se deu melhor foi Poliana.

"Estou muito emocionada, eu busquei muito essa medalha. Já tinha conseguido a prova nos 5km, mas a de 10 km é muto mais difícil, é uma prova olímpica. Valeu muito a pena", comemorou Poliana, chorando muito após a chegada.

"Na prova dos 5km eu não sabia como ia ser e sai com o bronze. Hoje confiei muito mais em mim. Quando passou dos 7,5, vi que viramos junto… Nem tem o que falar, hoje o Brasil está na ponta", completou Ana Marcela, medalhista de prata.

Os resultados obtidos no Mundial colocam as brasileiras entre as favoritas ao pódio nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Na Olimpíada as atletas vão disputar apenas uma prova de maratona aquática, justamente a de 10 km.

Investimentos nos Esportes Aquáticos

A maratona aquática é uma das modalidades que recebem recursos federais em 2013 para estruturar e garantir suporte aos atletas. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) tem R$ 3,3 milhões em recursos concedidos pelo Ministério do Esporte, a partir de chamada pública para entidades privadas aberta em agosto de 2012. Um dos projetos, em fase de licitação, é para a compra de equipamentos, outro é para a realização de clínicas. Os equipamentos são específicos para maratona aquática, nado sincronizado e polo aquático. São itens médicos e para treinos e competições, como botes, gols, bolas, rádios, software.

Informações do Ministério do Esporte e do Uol