Crime de fraude em telecomunicações leva 129 a tribunal na China

Um total de 129 suspeitos de fraude de canais de telecomunicação compareceram na quinta-feira (18) a um tribunal da Província de Jiangsu, leste da China, o que destacou os recentes esforços do país para combater os casos de fraude multinacionais.

O grande grupo de estelionatários é acusado de extorquir 73 milhões de iuanes (US$ 11,8 milhões) de vítimas em 30 províncias ou regiões chinesas, informou o Tribunal Popular Intermediário de Suzhou.

Os suspeitos estão sendo julgados em quatro tribunais da cidade.

A fraude ocorreu principalmente entre 2011 e 2012. Os suspeitos são acusados de agir a partir de seis países, incluindo Tailândia, Malásia e Indonésia, além da parte continental chinesa e Taiwan.

Os acusados diziam ser do tribunal, da procuradoria, da polícia ou de autoridades postais chinesas e faziam as chamadas telefônicas do exterior para as vítimas nacionais, chantegeando-as para obter dinheiro.

A fraude baseada em telecomunicações é um tipo crescente de crime em que os suspeitos chantageiam as pessoas através do uso de canais de telecomunicação. Nos últimos anos, a polícia chinesa desmantelou várias grandes quadrilhas de fraude transnacionais.

Fonte: Rádio Internacional da China