Legalidade da União Patriótica: Vitória das forças populares
Em mais uma edição do programa Ponto de Vista, José Reinaldo Carvalho, editor do Portal Vermelho, refletiu sobre a devolução da personalidade jurídica à União Patriótica e destacou que essa ação se converte em "um passo adiante para a obtenção da paz e da normalidade democrática na Colômbia".
Publicado 15/07/2013 13:03
Para o jornalista, a decisão "é sem dúvida uma vitória política das forças populares e da insurgência. Isto reforça a luta pela convocação de uma Assembleia Constituinte como meio para a conquistas da paz e da democratização dos país. O futuro da Colômbia depende disso".
Ele avalia que a notícia adquire importância extraordinária no quadro do processo de diálogo para a paz que se desenvolve em Hanava, Cuba, entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc – EP) e o governo do presidente Juan Manuel Santos.
"Abre-se a possibilidade de a guerrilha participar da vida política e eleitoral do país. Obviamente, isto só será possível com a pela vigência das liberdades democráticas, com a tolerância política e o mais absoluto respeito à divergência e à oposição", pontuou Reinaldo.
Ouça a reflexão na íntegra na Rádio Vermelho: