China condena políticas de defesa japonesas
O porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, Geng Yansheng, manifestou nesta quinta-feira (11) a preocupação do exército chinês para com o "Livro branco de Defesa do Japão para 2013". O livro critica a China sem fundamento, disse Geng Yansheng.
Publicado 12/07/2013 13:59
O porta-voz disse ainda que este livro, divulgado terça-feira (9), pretende comprometer a relação da China com os países vizinhos. Além do mais, a China acusa o Japão de querer censurar práticas legais de defesa de soberania.
A China segue o caminho de desenvolvimento pacífico e a política defensiva com a estratégia clara de desenvolver as suas forças militares, afirmou o porta-voz, dizendo ainda que Beijing trabalha para preservar a paz e a estabilidade do mundo.
Geng revelou que o Japão tem adquirido armamento e realizado exercícios militares conjuntos com outros países. Os discursos "irresponsáveis dos líderes japoneses pretendem ocultar a história de invasão durante a Segunda Guerra Mundial", disse ainda o porta-voz, sublinhando que tais posturas despertam grande preocupação dos vizinhos asiáticos sobre o futuro desenvolvimento do Japão.
A China pede ao Japão que reflita sobre o seu passado e reconquiste a confiança dos países asiáticos, concluiu o representante chinês.
Fonte: Rádio Internacional da China