Vanessa defende médicos estrangeiros onde não tem brasileiros

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse nesta quinta-feira (4), que os médicos brasileiros têm razão em algumas de suas reivindicações, mas que é preciso debater outras delas. E lembrou que a presidenta Dilma Rousseff publicará na próxima semana edital requisitando médicos brasileiros para atuar em municípios distantes e nas periferias das grandes cidades. Não havendo número de interessados suficientes para ocupar as vagas, as restantes serão oferecidas a médicos estrangeiros.  

Para a parlamentar, esta é uma medida “importante, necessária e justa”, face à grande dificuldade de se encontrar médicos em alguns lugares do país.

A senadora afirmou que um jornal de seu estado publicou o caso de uma cidade amazonense onde havia sete médicos estrangeiros atuando sem registro profissional. Disse que a situação é comum a vários municípios.

A representante do Amazonas no Senado afirmou ainda que o setor de saúde no Brasil precisa de “decisões importantes”, sendo a primeira delas a garantia de recursos para a saúde pública.
Disse que o Senado está enfrentando esse debate, citando a comissão especial que discute o assunto e que tem como relator o senador Humberto Costa (PT-PE).

A senadora disse também que tramitam na Casa vários projetos que tratam da carreira de médico, comunicando ter apresentado emenda que estende a proposta de carreira de Estado para outros profissionais da área, citando odontólogos, farmacêuticos, bioquímicos e enfermeiros.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado