Ataque aéreo dos EUA mata 20 pessoas no Afeganistão

O Afeganistão informou, nesta quarta-feira (3), a morte de cerca de 20 pessoas, resultado de um ataque aéreo liderado pelos Estados Unidos, na província de Jost, no sudeste. O exército afegão detalhou que o lugar exato do ocorrido foi a cidade de Jel, onde também nove pessoas ficaram feridas.

Funcionários afegãos asseguraram que este operativo, encabeçado pelos Estados Unidos, teve como objetivo os militantes do grupo Talibã, que até o momento não fez comentários a respeito.

Leia também:
Ataques de drones dos EUA matam três crianças no Afeganistão
Escobar: Todo o globo é um campo de batalhas para o Pentágono
Afeganistão assume segurança interna com saída gradual da Otan
Afeganistão e EUA concordam sobre bases militares permanentes

Enquanto isso, outra ofensiva aérea lançada pelas forças lideradas pelos Estados Unidos teve lugar em território afegão na passada terça, com a morte de quatro pessoas no distrito de Mianshin, na província de Kandahar, no sul no país.

Apesar de a Casa Branca afirmar que os ataques que realiza têm como objetivo os grupos armados, a maioria das vítimas que acarretam são civis afegãos. A insistência em continuar com este tipo de ataques provocou tensões com o governo de Cabul, que exige a suspensão das ações que põem em perigo a vida dos afegãos.

Fonte: HispanTV