China inicia serviço de petições e sugestões online

A máxima autoridade chinesa em administração de petições e sugestões do público começou formalmente a recepção de petições via internet, na segunda-feira (1º/7).

O Departamento Estatal de Atendimento a Cartas e Petições criou uma seção especial em seu site que permite que internautas apresentem petições.

As pessoas podem apresentar petições quando seus direitos forem violados, em resultado de abuso de poder das autoridades, empresas, instituições públicas, grupos civis ou seus empregados, de acordo com uma guia publicada no site do órgão.

O público também pode fazer comentários ou sugestões em relação ao trabalho das entidades mencionadas acima e de seus empregados.

Shu Xiaoqin, diretora do departamento, apontou em uma reunião realizada para apresentar o serviço online, que os órgãos correspondentes devem compreender completamente a importância de utilizar a tecnologia de internet.

Shu descreveu o serviço como um passo necessário para a época e a situação atuais, informa uma declaração da reunião.

O departamento espera usar uma plataforma online para garantir a transparência e melhorar a supervisão do público, acrescentou.

Shu exigiu que as autoridades continuem melhorando a eficiência e ouçam mais vozes dos peticionários.

Fonte: Rádio Internacional da China