MST ocupa rodovias para chamar atenção para a reforma agrária

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fazem manifestações, nesta sexta-feira (28), pela aceleração do processo de reforma agrária no país, bloqueando o trânsito em rodovias do Distrito Federal (DF). Na região de Planaltina, os Sem Terra se concentraram às 6h no Acampamento 8 de março e desde a manhã ocupam os dois sentidos da BR-020, na altura do quilômetro (km) 33, próximo ao trevo de acesso ao município de São João da Aliança (GO).

Segundo o inspetor da PRF Tércio Baggio, o protesto é pacífico, e uma equipe de policiais negocia a liberação das pistas. Ele informou que há congestionamento no local, mas ainda não foi determinada sua extensão.

Em Brazlândia, a concentração acontece no acampamento Oscar Niemeyer. De lá, os Sem Terra marcharam até o Balão da DF 240, onde trancaram a pista. Logo depois, seguem em marcha até a administração de Brazlândia e realizam um ato na cidade.

Segundo os Sem Terra, essas ações fazem parte do processo de organização, formação e de luta para a preparação para o ato de paralisação nacional da classe trabalhadora do campo e da cidade no dia 11 de julho, quando as centrais sindicais e movimentos sociais pretendem realizar mobilizações, greves e paralisações em todo o país.

Os atos dessa sexta-feira tem como principiais pautas a democratização dos meios de comunicação,o fim do monopólio das empresas de transporte público do DF, referendo popular contra o uso de agrotóxicos, por escolas no meio rural e Reforma Agrária e urbana.

Com Página do MST e Agência Brasil