Estudantes e Trabalhadores reúnem milhares no Rio
Na quinta-feira (27) novamente as ruas do centro do Rio de Janeiro foram tomadas por milhares de manifestantes.
Publicado 28/06/2013 10:48 | Editado 04/03/2020 17:03

Uma grande passeata foi organizada por entidades dos movimentos sociais, forças políticas progressistas, e partidos de esquerda. Essa manifestação foi a que contou com a maior mobilização dos movimentos sociais e das forças organizadas, e fez bonito nas ruas do centro da cidade.
Com bandeiras, faixas, e cartazes; os manifestantes se concentraram por volta das 16h na Candelária e seguiram em caminhada pela avenida Rio Branco, passando pela sede da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), e retornando à praça da Cinelândia.
A grande vitória da aprovação dos 75% dos Royalties do Petróleo e 50% do fundo social do pré-sal para a Educação e 25% dos royalties para a saúde, impulsionaram os estudantes e trabalhadores organizados a voltarem às ruas, lutando por mais conquistas e mais melhorias nos diversos serviços públicos que ainda se encontram em precariedade no estado e no país. De forma rigorosamente pacífica, milhares de pessoas coloriram as ruas do centro do Rio, gritaram suas palavras de ordem e fizeram de forma democrática suas manifestações.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) esteve fortemente presente, inclusive com importantes dirigentes e com o presidente estadual do Partido, João Batista Lemos; além da Deputada Estadual Comunista Enfermeira Rejane. A UNE, Ubes, Ames, UEE-RJ e Famerj também se mobilizaram e engrandeceram a passeata. A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) também marcou presença no ato, reunindo diversos trabalhadores e dirigentes, tremulando bandeiras e lutando pelas reivindicações dos trabalhadores.
Na terça-feira (25), o ato já dava sinais que seria grandioso. Uma plenária no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS), reuniu mais de 3 mil pessoas que debateram os rumos do movimento e as próximas manifestações.