"Só com a democratização da mídia aprofundaremos a democracia"
'Ampliar os mecanismos democráticos, garantir que os meios de comunicação cumpram com o que está previsto na Constituição Federal e avançar na democracia', esse é o espírito que norteia os movimentos sociais em torno da Campanha para Expressar a Liberdade, que movimenta o Brasil para o envio de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma Comunicação Democrática (PlipCom).
Da Rádio Vermelho em São Paulo
Publicado 26/06/2013 12:01

Em participação no especial da Rádio Vermelho sobre o que significa democratizar os meios de comunicação no Brasil, Rosane Bertotti, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), disse que o projeto dispõe sobre os serviços de comunicação social eletrônica, televisão e rádio.
Ela acrescentou que a proposta também observa a execução dos artigos nunca regulamentados do capítulo 5 da Constituição Federal Brasileira, que trata da Comunicação Social (art. 220 a 224). "Só com a democratização da mídia aprofundaremos a democracia", reafirmou a dirigente.
Ela salientou ainda que o projeto tem o objetivo de envolver a população brasileira na luta pela democratização da comunicação, pautando um tema que é bloqueado pela grande mídia e ainda distante de muitos brasileiros. Rosane também pontuou o esforço das entidades que lutam por esse novo marco em todo o país e destacou como fundamentais o apoio dos partidos políticos (PT, PCdoB e PSOL) para a disputa que será travada no Congresso Nacional.
A TV Vermelho também produziu vídeo que retrata como a população entende a postura dos meios de comunicação no Brasil.
Para saber como contribuir com esta luta acesse o portal da campanha Para Expressar a Liberdade e conheça o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma Comunicação Democrática (PlipCom).
Ouça a íntegra da entrevista com Rosane Bertotti, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), na Rádio Vermelho: