Presidente chinês conversa com astronautas que estão em órbita
O presidente chinês, Xi Jinping, conversou nesta segunda-feira (24) pela manhã com os três astronautas chineses que estão no módulo espacial Tiangong-1.
Publicado 24/06/2013 14:49
A videoconferência ocorreu no Centro de Controle Aeroespacial de Pequim. Durante a conversa de três minutos, Xi Jinping perguntou aos astronautas sobre o estado de saúde e o desenvolvimento do trabalho deles.
O líder chinês apontou que a causa aeroespacial é parte do sonho da população de fortalecer a nação chinesa. Ele destacou que a exploração do espaço será ainda maior no futuro:
Nie Haisheng: Muitos agradecimentos ao presidente e ao povo!
A aeronave tripulada Shenzhou-10 foi lançada, com sucesso, no dia 11 deste mês ao espaço e está em órbita há 13 dias. Durante o período, realizou dois acoplamentos, um automático e outro manual, com módulo espacial Tiangong-1. Os três astronautas deram também a primeira aula a partir do espaço, considerado o maior destaque da missão.
No dia do lançamento, Xi Jinping esteve no Centro de Lançamento de Satélites localizado em Jiuquan para acompanhar de perto. Hoje, as imagens dos astronautas Nie Haisheng, Zhang Xiaoguang e Wang Yaping, que estão a bordo do módulo Tiangong-1, apareceram no telão do centro de controle de Pequim. O presidente chinês perguntou sobre o estado de saúde e o desenvolvimento do trabalho deles.
Xi: Muito bem. O sonho de voar ao espaço faz parte do sonho de fortalecer a nação chinesa. Com o avanço obtido no setor aeroespacial, o caminho dos chineses de explorar o espaço será cada vez maior.
Esta é a segunda viagem de Nie Haisheng ao espaço. Depois dele, Xi Jinping conversou com os outros dois astronautas, ambos em sua primeira missão. Desejou-lhes um retorno bem sucedido à Terra.
A primeira videoconferência entre astronautas e pessoas na Terra foi realizada já na missão da nave espacial Shenzhou-9.
Fonte: Rádio Internacional da China