Governo venezuelano reforça luta contra a especulação

O governo venezuelano se prepara para uma nova etapa na luta contra o desabastecimento e a especulação, depois do relançamento do Instituto para a Defesa das Pessoas no Acesso a Bens e Serviços (Indepabis).

Durante uma entrevista concedida ao canal público Venezuelana de Televisão, o presidente do Indepabis, Eduardo Samán, assinalou que a partir desta terça-feira (25) começará uma ofensiva de fiscalização e inspeções encaminhada principalmente ao controle dos produtos da cesta básica.

O representante esclareceu que este processo será realizado de modo cordial e respeitoso em comércios e empresas distribuidoras de todo o país.

Além disso, serão tomadas medidas para definir limites aos preços dos comerciantes informais, indicou.

Segundo Samán, aqueles que dedicam-se a estas atividades "podem viver sem ter que especular".

O presidente do Indepabis informou que será aplicada a marcação de preços e se exigirá dos comerciantes a discriminação dos produtos adquiridos com financiamento outorgado através da Comissão de Administração de Divisas.

Samán sustentou que nesta batalha contra a inflação a sociedade também participará, não só mediante suas denúncias, mas também a partir da formação de redes de defesa da segurança alimentar.

Samán advertiu sobre o que chamou de "componente eleitoral do desabastecimento", fenômeno que alguns sectores utilizam para criar descontentamento entre a população.

O Indepabis foi relançado na semana passada depois que vários de seus altos servidores públicos foram destituídos por corrupção e outros substituídos em várias dependências do território nacional.

Eduardo Samán foi colocado à frente do organismo pelo presidente da República, Nicolás Maduro, para dirigir este processo.

Fonte: Prensa Latina