Venezuela encerra registro de eleitores para eleições municipais

O período para a inscrição de novos eleitores e a atualização do Registro Eleitoral expirou a meia-noite da sexta-feira (21) na Venezuela, que se apronta para as eleições municipais do próximo 8 de dezembro.

A fim de realizar os ajuste apropriados à lista e de atender outras solicitações da cidadania, foram habilitados 150 pontos em todo o território nacional, segundo informou o Conselho Nacional Eleitoral venezuelano.

Cada um desses lugares esteve aberto até a meia-noite depois de que o Poder eleitoral decidiu estender o prazo de inscrição, que inicialmente deveria terminar no fim da tarde de 21 de junho.

De acordo com o CNE, o Registro Eleitoral possui caráter permanente; para que todas as pessoas que tenham se inscrito ou tenham atualizado seus dados até o prazo estabelecido possam exercer seu direito ao voto em 8 de dezembro.

Segundo as datas estabelecidas no cronograma, em 12 de julho se realizará a auditoria sobre o Registro Eleitoral preliminar, no qual representantes das organizações partidárias e os técnicos eleitorais se certificarão dos movimentos e das solicitações processadas na lista de eleitores.

Nas eleições municipais venezuelanas serão eleitos 2.792 representantes: deles, 337 prefeitos e 2.455 postos para as câmaras municipais (2.435 vereadores municipais, 13 para a Prefeitura de Caracas e sete para Apure).

Serão eleitos 69 vereadores indígenas, em representação dos estados de Anzoátegui, Amazonas, Zulia, Apure, Bolívar, Delta Amacuro, Sucre e Monagas.

Fonte: Agência Prensa Latina