Cuba e Vietnã reafirmam laços e avanços do modelo econômico
A disposição comum de estreitar os sólidos vínculos bilaterais ficou patente nesta sexta-feira (21), no encontro entre a vice-presidenta do Vietnã, Nguyen Thi Doan, e o primeiro vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, que cumpriu uma visita de cortesía ao secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong.
Publicado 21/06/2013 16:50
Díaz-Canel, também membro do Birô Político do Partido Comunista de Cuba, foi recebido por sua anfitriã no Palácio Presidencial, onde uma guarda cerimonial o homenageou antes de manter conversações oficiais entre as delegações que ambos encabeçaram.
Durante o encontro, Díaz-Canel transmitiu a vontade de Cuba de seguir estreitando as relações com Vietnã e trabalhar em conjunto para elevar os laços econômicos, incluídos investimentos, ao mesmo nível que os políticos.
Junto à vice-presidenta vietnamita participaram vice-ministros de Relações Exteriores, Construção e Indústria e Comércio, e outros altos funcionários.
Da parte cubana estiveram o general de divisão Leonardo Andollo, segundo chefe da Comissão de Implantação e Desenvolvimento, Rogelio Sierra, vice-ministro de Relações Exteriores, e o embaixador em Hanói, Fredesmán Turró.
Em setembro será realizada a 31ª sessão do Mecanismo Intergovernamental de cooperação econômica, que revisará o cumprimento do protocolo da anterior reunião mista e se debaterá como incrementar os atuais nexos.
Os vice-presidentes de Cuba e Vietnã também trocaram informação sobre seus países e pontos de vista sobre a presente situação internacional e regional.
O dirigente cubano expressou que pertence a uma geração que cresceu ouvindo falar de Vietnã, “e encontrar-se neste país representa a realização de um velho sonho”.
Similar sentimento expressou também em outras visitas de cortesia, programadas neste último dia de viagem, ao presidente da Assembleia Nacional, Nguyen Sing Hung, o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, e o primeiro-ministro Nguyen Tan Dung.
Díaz-Canel e Phu Trong reiteraram o interesse de seus respectivos partidos de manter-se atentos aos processos de renovação do Vietnã e de atualização do modelo econômico de Cuba.
A delegação cubana também percorreu a restaurada universidade milenar da literatura, um venerado monumento histórico da cultura da nação vietnamita, no centro desta capital.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho