Capriles fará viagens a Brasil, Peru e Chile

O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, anunciou nesta terça-feira (18) que visitará Brasil, Peru e Chile. A intenção do candidato derrotado nas eleições presidenciais de abril é “denunciar uma suposta fraude” nas eleições. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) aceitou fazer a auditoria de 100% das urnas e divulgou, em 10 de junho, o resultado de 0% de erro. Ainda assim, Capriles mantém seu discurso já desgastado.

"Os próximos países que vamos visitar serão Peru, Brasil, Chile e, provavelmente, o México", disse Capriles em seu programa de televisão via internet Venezuela Somos Todos.

Leia também:
Auditoria das eleições venezuelanas termina com erro zero
Capriles na Colômbia é parte de conspiração, diz Venezuela

Capriles teve de adiar uma visita ao Peru depois da repercussão negativa de sua ida à Colômbia, no mês passado, quando se reuniu com o presidente Juan Manuel Santos. O encontro provocou um princípio de crise diplomática entre Bogotá e Caracas. O governo bolivariano ameaçou romper as relações com o país vizinho e deixar de colaborar com as negociações entre Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na Mesa de Diálogos travada em Havana.

Depois da polêmica provocada por seu encontro com Santos, Capriles evitou dizer se pretende se reunir com os presidentes Ollanta Humala, Sebastián Piñera, Dilma Rousseff e Enrique Peña Nieto.

Na visita a Lima que acabou cancelada, Capriles tinha previsto encontros com o ex-presidente Alan García e parlamentares de oposição a Humala.

Da Redação do Vermelho,
Com informações da AFP