Maranhão clama por mudança, diz Simplício na Câmara Federal
O desejo do povo do Maranhão é o da mudança. Com esta frase, o deputado federal e vice-líder da minoria Simplício Araújo (PPS/MA), em discurso nesta segunda-feira (17), descreveu a real situação política no Maranhão.
Publicado 18/06/2013 09:50 | Editado 04/03/2020 16:46
O parlamentar iniciou seu pronunciamento relembrando artigo publicado, em 2012, pelo jornalista Luis Nassif, onde é feita uma análise sobre as mudanças políticas no Nordeste, com o fim dos velhos coronéis e das oligarquias. No texto, o jornalista relata a saga da família Sarney desde o momento em que o patriarca José Sarney emerge, nos anos 50, em substituição ao velho coronel Vitorino Freire, com a promessa de modernidade e uma utopia comprada pelos seus eleitores: a de que, tendo peso político nacional, conseguiria atrair grandes obras para o estado.
Porém, passados mais de 40 anos, o Maranhão ostenta os piores indicadores sociais do país. É o estado com o menor número de policiais por habitante, um dos três piores em educação, saúde, saneamento e qualquer outro indicador. “O que foi dito por Luis Nassif, 99% pode ser repetido hoje, amanhã e ao final do governo Roseana Sarney, em 2014”, destacou o parlamentar.
“O governo, seus candidatos e aliados continuam apostando e lutando apenas pelo poder. Passaram três anos sem fazer nada e agora, véspera de eleição, começam a usar a máquina pública, vendendo a imagem do seu pré-candidato pelos municípios maranhenses, mascarado com um tal governo itinerante. Porém, esquecem que o maranhense têm acesso à informação, deseja mais do que o governo atual está disposto a oferecer”, completou o deputado.
Para Simplício, o governo ignora os atuais problemas do Maranhão e tripudia do povo ao fazer convênios para asfaltar apenas 3km, levando sementes vencidas para agricultores, além de pequenas estradas que se acabam em menos de dois anos, como foi o caso da estrada ligando Pedreiras a Joselândia, além do recente escândalo do convênio fantasma, descoberto pela oposição, em que R$ 5 milhões foram destinados a uma obra em um povoado que não existe.
Renovação, mudança e Diálogos pelo Maranhão
Porém, o Maranhão deseja mudança. O estado cansou dos enganos, mentiras e promessas descumpridas. A juventude, mesmo com grandes dificuldades, está, cada dia mais esclarecida, crítica e tomou para si a responsabilidade de promover, em todos os municípios, uma grande mudança. Estão, espontaneamente, abraçando uma nova esperança. Implantar uma nova forma de governo, valorizando as pessoas, o diálogo, ajudando a desenvolver um estado com grande potencial, mas, infelizmente, maltratado durante anos de dominação oligárquica é um dos pilares, um dos objetivos da caravana “Diálogos pelo Maranhão”.
“Estamos percorrendo todos os municípios, de maneira incansável, com o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, ouvindo a população, reunindo os elementos necessários para a construção de um plano de governo que possa aproveitar a força do nosso povo, a vocação de diversas regiões para aplicarmos uma política de governo que alavanque o progresso e o desenvolvimento do Maranhão, garantindo dignidade ao nosso povo e um futuro melhor para as novas gerações. Tenho orgulho em participar, com empenho e dedicação, deste momento ímpar para nosso estado. A cada adesão que recebemos, a cada recepção que temos nas cidades por onde passamos, ganhamos mais força para continuar lutando e acreditando em um Maranhão de todos”, finalizou Simplício.
Fonte: Assessoria do dep. Simplício Araújo