Regionalização da comunicação será votada em 15 dias no Senado
O Projeto de Lei de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) que regulamenta a regionalização da comunicação no País, foi tema de encontro da parlamentar com o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Na ocasião, foi definida a necessidade de mudança no texto durante sua tramitação na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.
Publicado 17/06/2013 11:03
“O parecer favorável pelo texto é um passo importantíssimo após 10 anos que a matéria chegou no Senado. Mas os tempos são outros e precisamos adequar o cenário da comunicação ao que o projeto inicialmente propôs em 1991, quanto o criei”, explicou Jandira, dizendo quem a alteração vai garantir maior participação da produção independente nos veículos de comunicação e a exibição do material nos canais de TV aberta.
O senador Valdir Raupp acenou positivamente com as propostas apresentadas pela deputada. De acordo com ele, o texto deve ser votado em 15 dias no Senado: “Nossa meta é dar celeridade a esta pauta, com vistas a terminar sua tramitação na Comissão antes do recesso de julho”, afirmou o parlamentar.
“No caso da produção independente, é importantíssimo garantir que a mão de obra local seja valorizada. A pequena empresa de Cuiabá, por exemplo, tem que trabalhar com TVs e rádios de Cuiabá. E que o material gerado por elas seja parte da programação local, em faixas de horário bem definidas e justas”, disse ainda Jandira.
Ainda segundo a parlamentar, certas regiões do País ainda não se veem na comunicação nacional e aberta: “Apesar do avanço da produção de filiadas nos veículos de comunicação do Sudeste, você ainda encontra brasileiros que não se visualizam na programação diária. E mesmo com a TV fechada, como o canal a cabo, ainda é restrito”, aponta Jandira.
Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Jandira Feghali