“As Forças Armadas precisam se reencontrar com o país”
No sábado (15), o ex- ministro da Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins, recebeu da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça um pedido oficial de desculpas por sido preso durante o 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1968, na cidade de Ibiúna, São Paulo.
Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo
Publicado 17/06/2013 18:10
Em entrevista à Rádio Vermelho, Franklin Martins externou sua posição em relação ao que foi a Ditadura Militar. E declarou: “As Forças Armadas devem pedir desculpas ao povo brasileiro pelos crimes cometidos durante todo o Regime Militar. Ou seja, Exército, Marinha e Aeronáutica devem pedir desculpas por terem agredido a democracia, deposto presidente, rasgado a Constituição Federal, perseguido, prendido, torturado, exilado e assassinado tantos brasileiros e brasileiras”, reafirmou o ex-ministro.
Segundo ele, quando implantada em 1979, a Lei de Anistia se tornou um mecanismo de preservação dos executores e mandantes das torturas praticadas durante o Regime Militar.
“As Forças Armadas precisam se reencontrar com o país. Elas precisam deixar claro que a sua profissão de fé é democrática, e para isso é preciso reconhecer os erros do passado, para que eles não se tornem erros do nosso presente”, declarou Franklin Martins à Rádio Vermelho.
Ouça a íntegra da entrevista na Rádio Vermelho: