Pintor cubano Mario Gallardo é homenageado na Cidade do México
A capital mexicana, Cidade do México, inaugurou nesta sexta-feira (14) uma exposição de pinturas do renomado pintor cubano Mario Gallardo, na galeria Fayad Jamís, da Embaixada de Cuba. A exposição é intitulada "Macrocosmismo", que o autor classifica como o seu canto à paz que nosso planeta exige para a preservação da vida humana e de tudo o que o homem criou até hoje a favor do bem-estar e do desenvolvimento.
Publicado 15/06/2013 09:40
Durante a cerimônia de abertura da amostra, o embaixador Dagoberto Rodríguez e o agregado cultural Waldo Leyva destacaram a virtuosa e extensa obra de Gallardo, que possui mais de 20 prêmios nacionais e internacionais.
O artista, que mora no México desde 1988, já participou de 82 exposições individuais e em 540 coletivas, apresentadas em mais de 40 museus e galerias em países da América, Europa, Ásia e África.
Entre suas obras mais significativas estão o vitral "Sol de América, Revolución", que se encontra no Conselho de Estado de Cuba, e "México, el abrazo eterno", no auditório do Instituto Nacional de Migração, na capital mexicana.
Sobre o "macrocosmismo", o pintor e escritor disse: "Macrocosmismo ou Cosmismo. É, sem dúvida, em minha obra, um resultado da era moderna. Herança da minha época, presença do século 20; onde canto ao homem, à criação do seu gênero científico, ao otimismo, em que se enlaçam os avanços do homem e seu pensamento, com toda a sua potencialidade para perpetuar o positivo e seguir avançando nos sucessivos descobrimentos do universo".
Gallardo, além de criador através de várias manifestações plásticas, é escritor de ficção científica e crítico de arte.
Com informações da Prensa Latina