Ministra anuncia campanha em prol das mulheres nas eleições

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e as procuradorias da Mulher no Senado e na Câmara dos Deputados vão coordenar uma campanha nacional para ampliar a presença da mulher nos espaços de poder. De olho nas eleições de 2014, as propagandas serão veiculadas no segundo semestre deste ano.  

Ministra anuncia campanha em prol das mulheres nas eleições

O anuncio foi feito pela ministra Eleonora Menicucci durante o seminário nacional “Fortalecimento e Capacitação da Rede de Procuradorias da Mulher nos Estados e Municípios e a Participação Feminina nos Parlamentos”, realizado nesta quinta-feira (13), na Câmara dos Deputados.

A ministra, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA), procuradoras da mulher no Senado e Câmara, respectivamente, vão pedir apoio para a campanha da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.

Uma pesquisa da União Interparlamentar (IPU) sobre a participação feminina nos parlamentos de 190 países, divulgada pela senadora Vanessa Grazziotin, revelou que o Brasil ocupa a 158ª posição no ranking. A média da presença de mulheres nas casas legislativas brasileiras chega a 8,6% dos assentos.

Entre os países americanos, o Brasil está entre os piores índices de participação feminina no parlamento, atrás de Cuba (45%), Nicarágua (40%), Costa Rica (38%), Argentina (37%) e Equador (33%).

“Temos que mudar essa realidade e a campanha nacional no segundo semestre será uma boa oportunidade para debatermos isso com a sociedade. Para consolidarmos uma democracia precisamos melhorar a participação da mulher no espaço de poder”, disse a senadora.

Além da campanha, a senadora diz que há necessidade de aprovar algumas propostas na reforma política como a votação em listas pré-ordenadas com alternância de gênero e a penalidade para os partidos que não cumprem a cota de 30% reservada para candidaturas de mulheres.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin