Índia exige esclarecimentos sobre possível espionagem dos EUA
A Índia demonstrou-se preocupada pelos relatórios que informam que é o quinto país mais vigiado pelos Estados Unidos pela internet, e instruiu seus funcionários diplomáticos e de segurança a indagar a veracidade do assunto e a trabalhar no assunto. Segundo um artigo do diário The Indian Times desta sexta-feira (14), o governo indiano pediu a Washington mais detalhes sobre o tema, mas já disse ser “inaceitável” que seja alvo do programa secreto dos EUA.
Publicado 14/06/2013 09:00
Segundo o governo indiano, os Estados Unidos violariam o direito internacional caso seja confirmada a espionagem da Índia através da internet, ferindo leis sobre a privacidade da informação dos cidadãos, de acordo com o diário indiano.
O tema foi abordado pelo assessor de Segurança Nacional da embaixadora estadunidense em Nova Délhi, mas os norte-americanos alegam que ainda estão avaliando quanto dano sofreu o seu sistema de vigilância, de acordo com fontes oficiais não identificadas à agência de notícias Press Trust of India.
“O governo indiano está esperando esclarecimentos; quando recebê-los, examinará que leis [nacionais] foram violadas, e determinará a posição a assumir frente aos fatos”, assinalaram.
As próprias fontes indicaram que seguramente o tema estará no programa da 5ª Rodada de Diálogos Estratégicos Índia-Estados Unidos, que será realizada em 24 de junho, encabeçada pelo ministro de Relações Exteriores Salman Khurshid e seu homólogo estadunidense John Kerry.
Nova Délhi considera que foros como este e os contatos periódicos sobre segurança cibernética entre as respectivas agências nacionais de segurança são os cenários apropriados para abordar questões tão sensíveis.
Na terça (11), o porta-voz da chancelaria indiana, Syed Akbaruddin, disse que um protesto oficial será apresentado a Washington se a informação sobre o rastreio de informações na Índia pelos meios de inteligência dos Estados Unidos for confirmada.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho