Congressista colombiano convoca aliança da esquerda

O congressista colombiano Iván Cepeda convocou uma aliança dos setores da esquerda, por considerar um ato histórico a perspectiva de construir no país uma paz estável e duradoura.

Para ele, somente uma poderosa confluência dos setores políticos da esquerda, os movimentos sociais e as forças democráticas poderão garantir que as bases desta paz floresça e a transição gere um novo estado das coisas que faça do fim da guerra um ato irreversível. 

Em uma carta dirigida para a presidenta do Partido Polo Democrático, Clara López, convida o senador Jorge Enrique Robledo, Piedad Córdoba (Marcha Patriótica) e os porta-vozes do Partido Comunista e Movimento Progressista Carlos Lozano e Antonio Navarro, respectivamente,  para integrar essa aliança.

Para Cepeda, a unidade da esquerda não é só um assunto de estratégia eleitoral frente aos comícios de 2014, mas, sobretudo, uma das condições fundamentais para que na Colômbia frutifique uma transição política para a paz e democracia. "Trata-se do começo de uma conjuntura que possa resolver contradições e atrasos estruturais e fundar uma nova forma de tramitar os conflitos", detalha.

“É a oportunidade de uma transição na qual possa não só pasar da guerra para a paz, mas, ao mesmo tempo, da democracia formal e frágil para a democracia real”, afirma. Uma democracia que implicará na eliminação do crime político, que as maiorias excluídas tenham atuação e poder, que desapareça o abismo entre o mundo rural e o urbano e gere uma estratégia socioeconômica que elimine a desigualdade, pobreza e miséria.

Nossa responsabilidade ante o futuro da nação consiste em forjar uma coalizão pluralista, que de expressão para todas as forças propensas à paz e à democracia e evite desperdiçar de novo a oportunidade de uma mudança essencial, destaca a carta difundida em seu blog.

Fonte: Prensa Latina