Socorro Gomes: Povo unido é capaz de vencer o imperialismo
“Só há uma força capaz de vencer a ameaça das potências que promovem a guerra é o povo unido”, declarou a presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Cebrapaz, Socorro Gomes, em entrevista exclusiva para o Portal Vermelho.
Publicado 11/06/2013 18:38
A pacifista participou da reunião de secretariado do CMP e do fórum "Região de Setúbal: pelo Desenvolvimento, pela Solidariedade, pela Paz", que ocorreu em Portugal entre os dias 31 de maio e 2 de junho.
Segundo ela, o encontro – promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e a Câmara Municipal do Seixal – foi muito positivo para “debater e analisar as ameaças à paz no mundo, especialmente no Oriente Médio”. De acordo com Socorro será intensificada a solidariedade ao povo sírio, contra uma intervenção militar naquele país.
Durante a reunião, o Conselho Mundial da Paz informou que serão reforçadas campanhas solidariedade aos povos, contra a militarização, reativação da 4ª Frota dos Estados Unidos.
“É preciso reforçar a questão do princípio fundante da ONU (Organização das Nações Unidas) de respeito a soberania e autodeterminação dos povos e de não-ingerência, que são princípios fundamentais para a convivência pacífica entre as nações e que estão sendo violados pelos países da Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte) e pelos Estados Unidos”, alertou.
Outro assunto abordado no evento foi sobre a base militar dos EUA em Guantânamo – território usurpado de Cuba – Socorro lembrou que ocorrerá pelo terceiro ano um seminário internacional com o objetivo de fechar este “centro de tortura dos Estados Unidos e devolver o território aos cubanos”, frisou.
Durante o fórum de Setúbal, discutiu-se a importância da unidade dos povos nas lutas contras as guerras. Socorro Gomes denunciou a ameaça imperialista contra a humanidade. “Mesmo em crise as potências estadunidenses e europeias gastam muito em armamentos”, destacou
Ela reafirmou a necessidade da unidade dos povos na luta pela paz: “Só há uma força capaz de vencer o imperialismo: é o povo, o povo unido, organizado e consciente”.
Da Redação do Vermelho
Érika Ceconi