Aldo Rebelo participa da abertura do 63º Congresso da FIifa

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou nesta quinta (30) da cerimônia de abertura do 63º Congresso da Fifa, nas Ilhas Maurício, costa leste da África. O chanceler brasileiro recebeu o convite do presidente da entidade, Joseph Blatter.

Pouco antes da cerimônia, Aldo Rebelo conversou com Blatter e renovou o convite para visitarem juntos as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Em seu discurso, o presidente da Fifa destacou a presença do ministro brasileiro e os preparativos para a Copa das Confederações 2013 e o Mundial do ano que vem.

A festa de abertura do congresso foi realizada no Centro Internacional de Convenções Swami Vivekananda, em Port Louis, capital das Ilhas Maurício, e contou com a apresentação da cantora local Linzy Bacbotte, que compôs uma canção especialmente para a ocasião, destacando a tolerância e a universalidade. Descoberto pelos portugueses e colonizado por Holanda, França e Inglaterra, o país africano tem uma rica diversidade cultural, com uma população de origem predominantemente indiana.

O espetáculo de abertura teve como tema os quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Números musicais e coreografias da cultura local, além de apresentações ao estilo Cirque du Soleil, marcaram a festa.

Um dos pontos altos foi a participação de 450 crianças das Ilhas Maurício, que subiram ao palco conduzindo as bandeiras dos 209 países filiados à Fifa.

As discussões de temas e as votações que serão feitas pelos delegados dos 209 países estão marcadas para esta sexta-feira (31). Em pauta, a ampliação do colégio eleitoral para a escolha das sedes das Copas, o combate ao racismo e a participação feminina no Comitê Executivo da entidade.

“Vamos não apenas tomar decisões importantes para o futuro do FIFA, mas também socializar e mostrar os valores e a paixão que todos temos pelo esporte mais popular do planeta”, afirmou Blatter.

O primeiro-ministro mauriciano, Navin Ramgoolam, ressaltou o papel desempenhado por seu país: “Nestes dois dias, as Ilhas Maurício estão no centro das discussões do futebol. Assuntos importantes como o combate ao racismo, à violência nos estádios e à manipulação de resultados serão discutidos aqui. Espero que possamos levar o barco da FIFA para águas claras e transparentes."

Fonte: Portal do Ministério do Esporte