Criação da Universidade do Oeste da Bahia é aprovada no Senado
O Senador Federal aprovou, na última terça-feira (28/5), o Projeto de Lei 2204/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com sede no município de Barreiras. A proposta segue, agora, para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.
Publicado 29/05/2013 15:11 | Editado 04/03/2020 16:16
A votação do projeto aconteceu direto no plenário do Senado, a partir de um pedido de urgência feito pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), que mobilizou a Casa em prol do projeto. Aprovado na Câmara dos Deputados, o texto chegou ao Senado no dia 17 de abril.
A sessão, que aconteceu durante a noite, foi acompanhada, de Salvador, pela deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB), representante da região Oeste na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA). A comunista, que atuou na defesa da criação da instituição, comemorou o resultado.
“É uma notícia muito positiva pra nós, uma vitória, e representa um avanço muito grande. Eu participei de todo esse processo e estou feliz por essa conquista. A ampliação da universidade vai, com certeza, transformar a região e consolida o desenvolvimento do Oeste”, afirmou Kelly.
Com a sanção presidencial, a instituição se desmembra da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e terá quatro campi nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Barra e Luís Eduardo Magalhães. Serão oferecidos 35 cursos de graduação a, aproximadamente, 8 mil estudantes da região.
Para criação da UFOB, serão necessários 765 novos cargos públicos efetivos, além de outros postos de direção e funções gratificadas, que terão um impacto orçamentário estimado em R$ 9,67 milhões no exercício de 2013.
A previsão do senador Pinheiro é de que as atividades da nova universidade iniciem já no próximo ano.
De Salvador,
Erikson Walla