Vanessa pede ajuda do Congresso e do povo contra empresa dos EUA
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu nesta segunda-feira (27) o empenho do Congresso Nacional e da população para impedir a multinacional de comércio eletrônico Amazon de obter o registro exclusivo de domínios com seu nome. Países da América do Sul alegam que o domínio não pode ser destinado a uma empresa privada, já que faz referência ao Rio Amazonas e à Floresta Amazônica.
Publicado 28/05/2013 10:52
“Não basta um envolvimento do Poder Executivo nesta questão. Não basta o governo dizer-se contrário a essa medida. É preciso que façamos uma mobilização no Parlamento brasileiro, é preciso que façamos uma mobilização na própria internet, envolvendo o povo da nossa região e do país”, disse a senadora, que registrou a existência de uma petição online sobre o tema.
Vanessa relatou sua participação, em São Paulo, de reunião com integrantes do Comitê Gestor da Internet (CGI) para tratar do problema. A decisão sobre o assunto será da Icann, corporação internacional sem fins lucrativos, responsável pelo sistema de identificadores exclusivos da Internet.
Segundo a senadora, de acordo com resolução de um dos órgãos de assessoramento da Icann os nomes de países, cidades e regiões devem ser defendidos. A resolução, genérica, se aplicaria à Amazônia, porque a região compreende vários países.
“O nome Amazon está diretamente ligado a sete países e não só a uma região, mas uma região que tem, em si, povos indígenas, tem uma cultura, tem uma tradição”, argumentou a senadora.
Para assinar a petição on line Assim como a Amazônia, o .amazon é de interesse público! Clique aqui
Da Redação em Brasília
Agência Senado