Diálogos de paz: Vítimas do conflito são ouvidas na Colômbia
As mesas regionais de paz, que percorrem a Colômbia, serão instaladas nesta sexta-feira (24) na cidade de Valledupar, no norte do país, onde as vítimas do conflito armado de quatro regiões do Caribe colombiano serão ouvidas.
Publicado 24/05/2013 05:27
Desde a manhã, a Comissão de Paz do Congresso se reunirá com moradores de Cesar, Magdalena, Atlântico e La Guajira, que elaborarão suas propostas para enviá-las ao governo e às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo.
Segundo nota emitida pelo presidente do Senado, Roy Barreras, o Ginásio do Norte será a sede deste encontro, em que 250 participantes pedirão verdade, justiça e reparação.
A necessidade de ressarcir as vítimas é um dos cinco pontos da agenda na qual trabalham desde novembro de 2012 o governo colombiano e a guerrilha para pôr fim a mais de 50 anos de enfrentamento armado, político e social.
Organizadas pelas comissões de paz do Senado e da Câmara dos Deputados, as mesas regionais foram iniciadas em dezembro do ano passado, um mês depois do início dos diálogos, para dar voz à sociedade civil nas conversações de paz.
Na primeira rodada, foram recebidas cerca de três mil propostas de 1.333 organizações sobre a política de desenvolvimento agrário integral.
Este segundo ciclo começou em 6 de maio passado em Bogotá e logo fez suas primeiras escalas em Rionegro, no departamento de Antióquia, e em Villavicencio, no departamento de Meta.
As propostas serão entregues pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) às partes em Havana, sede permanente dos diálogos.
Prensa Latina