Mediador internacional insiste em solução pacífica para Síria

O mediador internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, insistiu nesta quinta-feira (23) durante uma reunião a portas fechadas na seda da Liga Árabe, na cidade do Cairo, na necessidade de encontrar uma solução negociada para a crise síria.

O encontro, presidido pelo Catar, foi convocado horas depois do encerramento de uma reunião de "Amigos da Síria", na vizinha Jordânia, com a participação dos chanceleres da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Catar, Estados Unidos, Reino Unido, França, Turquia, Alemanha e o país anfitrião.

De acordo com fontes que participaram da reunião, o secretário-geral da Liga, Nabil el Arabi, se mostrou a favor da presença do Irã na reunião programada para junho na cidade suiça de Genebra, da qual se espera o apoio para iniciar a tentativa de formar um governo de transição na Síria.

A proposta de El Arabi tem pouco futuro, já que na conjuntura atual o Exército Sírio desenvolve uma ofensiva que fez retroceder os bandos armados e mercenários, cortando suas linhas de abastecimento de pessoa e suprimentos a partir do Líbano.

Na última terça-feira, o porta-voz da chancelaria iraniana, Abbas Araqchi, anunciou que seu país deverá participar do encontro, caso receba o convite para tal, e lembrou que no início da crise no país árabe, seu governo se pronunciou por uma solução política do conflito, no marco de respeito à soberania e à integridade da Síria.

No início desta semana, o presidente sírio, Bashar al Assad, advertiu os membros dos bandos armados e mercenários para que deixassem o país ou que enfrentassem a possibilidade de total aniquilação.

Fonte: Prensa Latina